MusicPlaylistView Profile
Create a playlist at MixPod.com

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Tema: PERSEVERANDO NA FÉ

Hebreus 10:32-39

Introdução
Nós estamos vivendo numa sociedade que tem pouco compromisso, que desiste facilmente; casamentos que não duram, relacionamentos que não duram, crentes que não duram. A filosofia antiga que acreditava em compromissos duradouros quase que não existe mais neste mundo de poucas raízes e de pouco compromisso. Olhe em volta e julgue por você mesmo.

Mas como crentes, temos que ser diferentes. A mensagem da escritura é perseverança e não desistência, não podemos tentar escapar do bom combate da fé, não podemos recusar a correr, ou buscar uma saída mais fácil. Esta série que começamos hoje oferece mensagens que inclui lágrimas e suor.
A Bíblia não promete um mar de rosas, mas traz uma forte exortação ao andar consistente do cristão, um andar de disciplina. Nossa fé necessita de fibra se queremos vencer o velho inimigo da passividade e indiferença. Precisamos de fazer a decisão de ficar firmes até o fim.
Lembremos de homens e mulheres que uma vez eram firmes e hoje não são mais. Crentes que uma vez foram fortes e por vários motivos largaram a fé, deixaram a igreja, e perderam o ministério.
Por todos os nossos lados, encontramos crentes de diferentes igrejas, etnias e idades que param de correr a carreira. Muitas vezes estes são indivíduos que explodiram assim que se converteram e saíram na frente correndo no meio da adulação e entusiasmo dos demais crentes. Mas com o passar do tempo a respiração fica mais difícil, e a fé começa a enfraquecer. O estudo da Bíblia e oração ficam mais difíceis. E cansados, alguns tropeçam e caem, e o pior, arrastam outros com eles; outros simplesmente começam a andar de vagar até parar, envergonhando não somente a eles mas também o Salvador que eles representam.
O apóstolo Paulo escreveu: Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos, na verdade, correm, mas um só leva o prêmio? Correi de tal maneira que o alcanceis o premio. - 1CO 9:24. A chave de vencer a corrida não é velocidade mas persistência, obediência, fidelidade até o fim. Isto é que é vencer. A tua fé é forte bastante para correr a distância? Esta fé tem a perseverança de correr durante toda a vida.
Fé Que Persevera .... Em Momentos Como Estes. Esta série de mensagens é para te ajudar a desenvolver uma fé como esta, capaz de vencer. Se você acabou de começar nesta corrida ou se você já corre por um tempo, vamos te ajudar e te encorajar a fortalecer esta fé para pressionar, até o fim.

TRÊS CATEGORIAS DE FÉ
Para começarmos, a primeira coisa que necessitamos é firmar o nosso entendimento da palavra fé, que é mencionada mais de duzentas vezes nas Escrituras. De forma bem reduzida, podemos dividir esta palavra em três categorias. Entretanto não são três tipos de fé, pois todas estas categorias são na verdade frutos da mesma fé em Cristo.
Fé Salvadora à Quando a fé te conduz a vida eterna
O Carcereiro de Filipos- Atos 16:30-31
Efésios 2:8-9
Rm 5:1 - TENDO sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo
GL 3:26 - Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.

Fé Doutrinária à Quando a fé te conduz a crer nas Escrituras
Fé também é usada nas Escrituras referindo à doutrina fundamental da fé cristã:
Jd 1:3 - Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da salvação comum, tive por necessidade escrever-vos, e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos.
1Co 16:13 - Vigiai, estai firmes na fé; portai-vos varonilmente, e fortalecei-vos.
Cl 2:6-7 - Como, pois, recebestes o Senhor Jesus Cristo, assim também andai nele, Arraigados e edificados nele, e confirmados na fé, assim como fostes ensinados, nela abundando em ação de graças.

Fé Prática à Quando a fé te leva a viver (praticar) os mandamentos de Deus
Esta categoria de fé tem a ver com a nossa dependência de Deus na nossa vida diária.
2Co 5:7 - (Porque andamos por fé, e não por vista).
Rm 4:19-21 - E não enfraquecendo na fé, não atentou para o seu próprio corpo já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tampouco para o amortecimento do ventre de Sara. E não duvidou da promessa de Deus por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus, E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido também era poderoso para o fazer.
Ef 6:16 - Tomando sobretudo o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno.
o A única maneira de extinguir os dardos inflamados de Satanás é com o escudo de uma vida diária e pessoal de fé com Deus.
(Vamos ver como podemos desenvolver esta fé prática e perseverante ao lermos o nosso texto em Hebreus 10, onde o autor explica como evitar de recuar em momentos difíceis.)
Para melhor entendermos o conteúdo de Hebreus, temos que examinar o contexto na qual este livro foi escrito:
Hebreus - Judeus Cristãos
Estes crentes estavam sendo perseguidos (pelo Império Romano e pelos judeus não cristãos) e corriam o risco de abandonarem a fé.
A Carta é uma “palavra de exortação” para que estes não abandonassem sua fé.

PRINCIPIOS QUE NOS AUXILIAM A PERMANECERMOS FIRMES
Lembrar Vitórias Passadas - Hb 10:32 - Lembrai-vos, porém, dos dias passados, em que, depois de serdes iluminados, suportastes grande combate de aflições.
O autor continua: Hb 10:33-34 – Em parte fostes feitos espetáculo com vitupérios e tribulações, e em parte fostes participantes com os que assim foram tratados. Porque também vos compadecestes das minhas prisões, e com alegria permitistes o roubo dos vossos bens, sabendo que em vós mesmos tendes nos céus uma possessão melhor e permanente.
A vitória aqui está no fato de terem suportado todas as dificuldades passadas. Portanto os crentes de Hebreus são chamados a continuarem firmes na fé. As lutas daquele momento também redundariam em grandes galardões para eles no céu.
Olhar para frente, para o premio – Hb 10:35-36- Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa.
A palavra usada para paciência é a palavra grega hupomone. Perseverança, paciência ativa, que luta, questiona e confia.
O autor cita o VT, profeta Habacuque: Hb 10:37-38a - Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará. Mas o justo viverá da fé
Os que passam por tempos difíceis não necessitam mais fé, e sim exercitar a fé que têm. Numa maratona não precisamos de novos músculos, mas exercitar os que já temos. E este exercício só é possível na medida que vivemos por fé diariamente.
Conseqüências para os que recuam
Quando o teste diário vem, somos forçados a fazer uma decisão. Para aqueles que preferem desistir do que persistir, o autor aos Hebreus faz a seguinte observação:
HB 10:38b-39 E, se ele recuar, a minha alma não tem prazer nele. Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.
Duas coisas são verdades a respeito dos que recuam.
o Deus não tem prazer neles.
o As suas vidas se tornam miseráveis.
Fique todos na paz do nosso Senhor Jesus Cristo

Nenhum comentário:

Postar um comentário